quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Besouro - 2009

Ação
Confesso que esperava mais quando ví o pessoal voando no trailer. Mas só pelo fato de não ser mais uma bibliografia já tá valendo.
Fica com 3 estrelas, muito bem produzido e com uma boa fotografia. O único ponto falho foi o próprio enredo. Foi meio complicado notar que ele estava morto. E também o clima ação não combinou com a visão poética que eles tentaram passar no filme, talvez faltou um pouco de sujeira, a maioria dos filmes atuais que mostram determinada época focam isso, um bom exemplo é Piratas do Caribe. Para mostrar que eles eram sujos o diretor até sugeriu que os atores parassem de tomar banho. Não sou exigente a esse ponto, mas é sabido que nossos padrões de saúde e sanitários nos dão uma aparência muito melhor que a aparência de qualquer pessoa dos anos 20.
No filme todos os negros pareciam muito bem nutridos, asseados e também cheios de dentes uma condição que não temos até hoje.
Em média um brasileiro adulto não possui 3 a 4 dentes de sua arcada, por muitos motivos e isso não aparece no filme. Por isso que falo que é uma visão poética. E portanto um relato não muito fiel a história. Usa-se muito pouco o linguajar caboclo e também mostra-se muito pouco das tradições africanas, que deveria ser muito vista a apenas 40 anos após a abolição.
E também a voz de Exú ficou muito hollywoodiana, parece a voz de um oráculo dos filmes antigos. Eles deveriam ter usado aquele ator do filme o Homem que enganou o diabo.
Outro ponto a se discutir foi o coronel, normalmente os coronéis são homens de idade avançada normalmente caucasianos, com um certo grau de instrução. Apesar de não ter sido dado nenhum tipo de informação sobre o coronel pode-se presumir que não era o caso do filme.
E pra finalizar acho que não perdi nada não ter ido ao cinema assistir a esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário